top of page

dúvidas

O que é yoga? 

Yoga é muita coisa, ficaria horas falando sobre isso, mas acho que cada pessoa deveria encontrar o seu próprio significado para essa palavra conforme conhece e se aprofunda na prática e nos estudos.

Resumindo: para mim, o yoga é uma jornada interna, que me ajuda todos os dias a descobrir quem eu sou, que me conecta com a minha essência. É uma prática de muito autoconhecimento, autocuidado e autoamor. É meu momento favorito do dia. É a hora que eu converso comigo, escuto meu corpo, meus desconfortos, minhas inseguranças e me completo, me nutro. É quando reconheço e simbolizo diversas potências do meu corpo. O maior desafio é levar todas essas sensações e atitudes para o dia a dia, praticar yoga também fora do tapetinho. 

De forma mais prática e objetiva, yoga significa união, entre instinto, emoção, razão, corpo e mente. Yoga é uma filosofia milenar, um método e um estado de consciência. Muita gente pensa que yoga é só fazer postura física, mas essa é uma parte muito pequena dentro desse universo gigante. Nas minhas aulas, tento trazer um pouquinho desse mundo. Além das posturas, fazemos pranayamas (exercícios de respiração), cantamos mantras, meditamos, refletimos sobre alguns temas da filosofia e mitologia do yoga e sempre começamos a prática mentalizando alguma intenção.

Como é a prática de yoga online?

É através da plataforma zoom. Onde você liga a sua câmera, abre seu tapetinho na frente do computador e pratica comigo e com a turma. Eu te vejo, você me vê e nos conectamos independente do espaço físico. Eu guio a aula, demonstro as posturas, olho vocês praticando, faço os ajustes quando necessário e nos sentimos bem próximos de verdade. Você pode praticar na sua casa, no seu trabalho, em qualquer lugar que você quiser, é realmente só entrar no horário da aula e ser feliz!

Nunca fiz yoga antes, consigo acompanhar sua aula?

Consegue sim! Eu guio a aula, demonstro as posturas e observo com atenção os alunes praticando. Para cada postura coloco variações mais fáceis e mais desafiadoras para quem desejar tentar algo novo. Fazemos a mesma sequência durante o mês, justamente para ficar mais fácil de acompanhar, aprender e evoluir dentro da sua prática. Além disso, após a primeira semana do mês não entram novos alunes, então a turma inscrita consegue entrar num ritmo bom e acompanhar as aulas de forma bem tranquila!

Sou muito travada e zero flexível, posso praticar yoga?

Não só pode, como deve! Falando da parte física, o yoga vai te ajudar demais a ganhar mobilidade, flexibilidade, força e uma consciência corporal muito maravilhosa. Além de trazer vários benefícios para nossa mente também. Yoga é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a olhar para dentro, a cuidar da nossa mente, a respirar com mais presença, trabalhando o autoconhecimento e o autocuidado físico, mental e espiritual.

Você tem turma para iniciantes?

Não gosto dessa ideia de separar iniciante de avançado, porque isso é muito relativo. Não é porque uma pessoa faz uma postura mais complexa que ela é avançada. Às vezes, essa mesma pessoa que não faz uma postura mirabolante, consegue ficar horas concentrada meditando. Yoga é muito mais do que só fazer posturas. Então não separo turma para iniciante, o que eu realmente recomendo é que se a pessoa nunca teve nenhum contato com o yoga antes, assista a vídeo aula gratuita da “nossa primeira prática” disponível aqui no site. Lá eu explico algumas coisas básicas que são importantes para que quem está começando a jornada do yoga agora possa acompanhar as aulas online comigo.

Estou grávida, posso praticar yoga?

Se você está grávida, a primeira coisa é procurar um médico e só praticar yoga após a liberação dele. Normalmente se a pessoa não é praticante e está começando agora, a recomendação é não fazer praticar ásanas (posturas) durante os 3 primeiros meses. Mas você pode fazer exercícios de respiração, meditação, cantar mantras, todas as outras vertentes do yoga são maravilhosas para esse momento.

 

Após os 3 primeiros meses, o ideal é fazer uma aula particular ou entrar na minha turma coletiva específica para grávidas, porque durante a gravidez temos que tomar alguns cuidados e ter muito mais atenção com alguns movimentos e respirações que não fazem bem para o bebê nem pra mamãe. 

Posso praticar yoga e ter outra religião?

Com certeza. Yoga não é religião, é um estilo de vida, uma filosofia, uma técnica, uma ferramenta para o autoconhecimento. Muita gente pensa que o yoga é uma religião por conta dos mantras e dos deuses, porém só usamos a simbologia dos deuses para representar algo que já temos dentro de nós. Não enxergamos os deuses como entidades, como figuras externas e sim como energias presentes em todas as pessoas. Cada deus representa um aspecto, uma faceta da nossa personalidade. Usamos a simbologia para ficar mais fácil e mais legal de estudar e acessá-las.

Quantos alunes tem na turma?

Não temos um número fixo de alunes na turma porque os horários são livres para que vocês possam praticar em qualquer dia e qualquer hora que quiserem! Sei da correria que é o dia a dia, então dessa forma o yoga consegue se encaixar melhor na rotina. E realmente varia muito, as vezes tem 5 alunes, as vezes 20 pessoas na aula.

Você consegue corrigir mesmo com muita gente?

Sim! Olho para todes os alunes com muito cuidado e amor. Esse foi um dos motivos pelo qual determinei uma sequência fixa para o mês. Depois da primeira semana, normalmente os alunes já pegam o ritmo da aula, já conhecem as posturas, sabem como entrar, como sair, as vezes já até lembram do nome. Então eu demonstro menos as posturas e consigo olhar com mais atenção e fazer os ajustes necessários.

Dentro desse valor da mensalidade eu preciso escolher um dia e horário fixo para praticar?

Não, o valor da mensalidade te dá o direito de praticar em qualquer dia e qualquer horário, sem limites. Inclusive se você quiser fazer mais de 1 aula por dia, pode também!

bottom of page